ODS RN participa de oficina sobre desenvolvimento sustentável

Nos últimos dias 16 e 17 de outubro de 2019 ocorreu na sede do Sebrae/RN, no bairro de Lagoa Nova, em Natal (RN), a última oficina do projeto “Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável – Projeto pelo Fortalecimento dos Municípios para a Promoção da Agenda 2030 e da Nova Agenda Urbana”, uma iniciativa da Associação Brasileira de Municípios (ABM) com financiamento da União Europeia no Brasil. O evento contou com a participação de representantes de mais de 40 municípios e possibilitou a troca de experiências e o fortalecimento do compromisso dos governos locais com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O público alvo foram gestores e gestoras de diversos municípios do RN, com ênfase nos municípios médios (de 20 a 100 mil habitantes).

A oficina teve como objetivo sensibilizar, capacitar e desenvolver competências genéricas e específicas dos participantes, visando torná-los  capazes de formular políticas públicas de desenvolvimento territorial sustentável e de acessar recursos estaduais e federais que possam subsidiar projetos, qualificando os serviços prestados ao cidadão. De acordo com Eduardo Tadeu Pereira, diretor executivo da ABM, a oficina trabalha com a ideia de que os municípios brasileiros, em geral, já desenvolvem uma série de ações relacionadas aos ODS e à Nova Agenda Urbana. “Contudo, os municípios precisam ter maior consciência disso. Para tanto, exploramos suas experiências realizadas e incentivamos a troca dessas experiências. Em cada oficina temos gestores e gestoras de municípios de um mesmo território, com realidades parecidas e conhecidas, e isso facilita muito o debate e a compreensão das experiências. Nossa expectativa é que esses gestores e essas gestoras se inspirem nesses debates e que isso tenha impacto no município”.

Eduardo Pereira explicando os objetivos da Oficina.
Eduardo Pereira explicando os objetivos da Oficina. Foto: Divulgação.

Em relação ao estado do Rio Grande do Norte, Pereira diz que há experiências muito interessantes nos municípios. “Elas precisam ser mais divulgadas, por isso colocamos o ‘Observatório de Políticas Públicas com foco nos ODS e NAU’ à disposição. Além disso, os municípios do RN devem estabelecer melhor relação entre o que estão fazendo e as agendas internacionais, como a Agenda 2030. Isso dará maior visibilidade a essas ações e permitirá um melhor planejamento”, explicou ele. 

Sobre a implementação do Desenvolvimento Sustentável nos municípios, Pereira afirma que é importante que eles se comprometam com os ODS e com a Nova Agenda Urbana, “porque alcançar esses objetivos depende da ação local, do governo local”. “Os ODS foram assinados pelos governos nacionais, mas só serão atingidos se houver a compreensão de que os municípios devem ser levados em conta. Por outro lado, cabe aos governos municipais desenvolverem ações para atingir esses objetivos, sem ficar apenas esperando pelas políticas nacionais”, esclareceu ele. “Além disso, a Agenda 2030 será cada vez mais o norte para que as instituições internacionais avaliem projetos de apoio e financiamento. Assim, os municípios brasileiros precisam se adaptar e organizar seu planejamento a partir dessa matriz”. 

Por fim, Pereira esclarece quais aspectos podemos trabalhar para que os ODS sejam melhor incorporados na gestão municipal. “O Desenvolvimento Sustentável tem um tripé formado por Desenvolvimento Econômico, Inclusão Social e Equilíbrio Ambiental. Então os projetos e as ações dos municípios devem ser pensados para atender esses três critérios. Nenhum desenvolvimento é sustentável se não estiver calcado nesse tripé. Os ODS começam por chamar a atenção de coisas fundamentais, que devem estar no centro das políticas públicas municipais, como a fome, a pobreza, a educação, a saúde e a igualdade de gênero”, concluiu.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: